Sobre

De onde viemos e para onde vamos

Fantástika 451 foi criada como uma maneira de construir diálogos em língua portuguesa a respeito de certa produção literária: ficções fantásticas, científicas, especulativas, políticas, utópicas.

A plataforma é organizada em três frentes: diálogo entre pessoas que gostam destas literaturas, difusão de ideias em uma revista eletrônica e eventos virtuais e presenciais.

 

Diálogo entre pessoas interessadas

Gostaríamos de aproximar pessoas que gostam desses assuntos. Assim, se você escreve, edita, pesquisa ou simplesmente adora ler livros que pertencem a esses gêneros, venha participar!

Veja aqui nossos canais internos de diálogo e como acompanhar as atividades

A proposta é que o espaço de diálogo e exteriorização de ideias seja acolhedor. De antemão se sabe que, mesmo buscando um espaço democrático, discussões acaloradas podem acontecer, como ocorre em tantas discussões que envolvem posicionamentos morais e políticos.

Assim, aqui se faz um apelo para que se afastem discursos de ódio, discursos preconceituosos a respeito de raça, gênero, classe social e outras formas de discriminação. Antes de tudo, que se mantenha a honestidade e as orelhas abertas ao exercício complexo de se escutar as outras pessoas.

 

A Revista Fantástika 451

A Revista Fantástika 451 pretende divulgar análises, resenhas e críticas relacionadas às Narrativas Fantástikas, como a Ficção Científica, Fantasia, Horror, Weird e demais relacionadas, tanto em literatura quanto em cinema e outras mídias. Trata-se de uma revista de divulgação voltada ao público em geral – para quem escreve, lê, edita ou estuda – com boa pesquisa e textos responsáveis.

A Revista quer lançar o desafio a quem desejar colaborar com artigos: escrever tanto de forma acessível quanto com profundidade teórica. Um meio-termo entre os periódicos acadêmicos editados pelas universidades e revistas de divulgação científica ampla como Superinteressante e Scientific American.

Mais informações aqui.

 

Eventos

Mantemos um clube do livro em grupo no Goodreads! A cada mês, combinamos leituras conjuntas (saiba mais)

Gravamos, ao vivo, conversas por vídeo para nosso canal no YouTube, Fk, vai ter entrevista

Realizamos eventos na cidade de São Paulo, como o 1º Festival Literatura Fantástika, (ocorrido em janeiro e fevereiro de 2018)

Confira os demais eventos neste blog, Instagram, assine a newsletter ou na página do Facebook.

 

Responsabilidades

Em todos os canais e na Fantástika 451 a regra é clara e única: as pessoas são responsáveis por suas próprias opiniões. With great power comes great responsibility.

 

O Título e o Histórico

A respeito do título, “fantástika” grafado com a letra K, tomada de empréstimo do tcheco, é uma tentativa de denominação deste conjunto de gêneros sugerido por John Clute em 2007 que nos chegou via Fábio Fernandes. A denominação englobaria os gêneros de fantasia, ficção científica, histórias de realidades alternativas ou políticas, steampunk, cyberpunk, enfim do Frankenstein até A História Sem Fim, passando por Despossuídos e Neuromancer [vide verbete da enciclopédia sf-sf-encyclopedia].

O número 451 é a temperatura na qual ocorre a queima do papel. Ou foi isso que o Ray Bradbury inventou e a gente adora. 233 graus Celsius [sobre o livro Fahrenheit 451].

A ideia foi reunir gente que pesquisa essas narrativas ou simplesmente adora os temas, de maneira a prolongar esses encontros um pouquinho mais, assim como proporcionar a interação entre pessoas de diversas localizações do Brasil e do mundo.

 

Créditos

Editam Revista Fantástika 451: Ana Rüsche, Deborah Happ, Drielle Alarcon, Elton Furlanetto, George Amaral, Hugo Maciel de Carvalho, Felipe Benício, Marília Ramos, Renata Oliveira do Prado e Vanessa Guedes.

Eventos em São Paulo: Ana Rüsche, Débora Happ, Drielle Alarcon, Marília Ramos, Renata Oliveira do Prado e Thalita Quachio.

Clube de Leitura no Goodreads: André Mendes e Deborah Happ

Canal no YouTube, Fk, vai ter entrevista!: Járede Oliver e Germano César

Quer participar?

.

Contato: fantastika451@gmail.com

 

Anúncios