Revista Fantástika 451

A Revista Fantástika 451 pretende divulgar análises, resenhas e críticas relacionadas às Narrativas Fantástikas, como a Ficção Científica, Fantasia, Horror, Weird e demais relacionadas, tanto em literatura quanto em cinema e outras mídias. Trata-se de uma revista de divulgação voltada ao público em geral – para quem escreve, lê, edita ou estuda – com boa pesquisa e textos responsáveis.

A Revista quer lançar o desafio a quem desejar colaborar com artigos: escrever tanto de forma acessível quanto com profundidade teórica. Um meio-termo entre os periódicos acadêmicos editados pelas universidades e revistas de divulgação científica ampla como Superinteressante e Scientific American.

Importante: A princípio, não trabalharemos com criação literária. Ou seja, não aceitaremos contos, trechos de romances ou poesia.

O primeiro número sairá em fevereiro de 2018 em edição unicamente virtual.

Confira a programação do lançamento.

.

SUBMISSÃO ENCERRADA!
Aguarde informações para o próximo número.

.

LOGO_revista_fantastika_451_500px

 Número I

Proposta editorial: Um Brasil irrealista

.

Em um país marcado por tantos acontecimentos fantásticos, desde situações políticas que desafiam qualquer roteirista a catástrofes apocalípticas como a de Mariana-MG, somados ao aumento de repressões e questionamentos inimagináveis até por George Orwell, ainda produzimos poucas Literaturas Fantástikas. Questionarmos os gêneros pode possibilitar uma forma alternativa de encarar nossa realidade, com estranhamento, para além do realismo? A fantasia, a ficção científica, as ficções especulativas são revolucionárias?

A Revista pretende trazer esta discussão em seu primeiro número, mas também apresentar artigos que tratem de outras temáticas.

 .

Normas para a publicação

1. A revista aceitará textos inéditos e também publicados anteriormente em outros lugares. Entendemos que uma das questões que envolve a discussão é carência da reunião de materiais, assim, faz todo o sentido republicar bons textos.
.
Aceitamos artigos, resenhas, entrevistas, ensaios ou ainda versões de textos em outros idiomas.
 .
No caso de textos já publicados em outros veículos: para se evitar o autoplágio, não esquecer de especificar onde o texto foi publicado, incluindo a data, editora e indicar o título original.
.
No caso de traduções ao português: para não infringirmos questões de direitos autorais, precisaremos de um e-mail ou termo autorizando a publicação. Atentar para as formalidades:
(a) Remetente ou quem assina o termo deve ser necessariamente quem detém a autoria do texto original, ou seja, quem escreveu a obra ou herdou;
(b) No corpo do e-mail ou no termo, remetente deverá declarar que detém a autoria do texto, com o título original da obra por extenso;
(c) Deverá constar a expressamente a autorização a “Revista Fantástika 451”;
(d) Deverá constar o nome completo de quem fez a versão ao português.
Enviar com cópia a quem fez a versão para fantastika451[arroba]gmail.com. A Revista Fantástika 451 não se responsabiliza por violações a direitos autorais.
.

2. Extensão: artigos com tamanho até 10.000 caracteres com espaço.

3. Minibio: até 300 caracteres com espaço. Dados interessantes seriam suas ocupações (edita, escreve, lê ou pesquisa), temas de interesse, cidade em que reside e outras publicações.

4. Opcional: informações de contato, até 100 caracteres, (e-mail, redes sociais e/ou site).

5. Referências bibliográficas:

  • Se forem citadas no corpo do artigo, utilizar o sobrenome do autor em caixa alta e ano da publicação (ex.: MIÉVILLE, 2009).
  • Os outros dados da publicação: ficarão na seção da bibliografia, ao final do artigo.
  • Notas de rodapé: somente para esclarecimentos adicionais.

6. Resumo: até 300 caracteres com espaço. Deve conter um apanhado das principais ideias e argumentos discutidos no artigo.

7. Palavras-chave: de 3 a 6 palavras (ex.: ficção científica, Marte, feminismo).

8. Ilustrações: caso sejam necessárias ilustrações, o tamanho deve ser grande (o ideal é que sejam maiores que 1024 x 683, em resolução de internet, 72dpi). Deverão ter os direitos autorais livres e com indicação do crédito de quem ilustrou ou fotografou. Locais interessantes de busca podem ser a WikiCommons e mesmo o Flikr (outras sugestões aqui).

9. Direitos autorais: se você quiser flexibilizar direitos autorais por alguma licença copyleft, nos indique escolhendo uma das licenças Creative Commons Brasil. Se não houver menção expressa a direitos autorais, resguardaremos teu texto utilizando o velho copyright.

10. Envio: até 3 de janeiro de 2018, enviar em formato de arquivo .doc para fantastika451[arroba]gmail.com.

Checklist:
– Verificar se não esqueceu o resumo ou as palavras-chaves no artigo;
– Conferir se no artigo consta a sua biografia resumida;
– Anexar o arquivo em .doc;
– Indicar os créditos de quem ilustrou ou fotografou a obra no corpo do e-mail.

 

Outras informações

Lançamento: sábado, 3 de fevereiro de 2018
Casa das Rosas, Av. Paulista, 37, São Paulo, SP

ISSN: Como o Centro Brasileiro do ISSN exige uma primeira publicação disponível na internet para efetuar o registro, o ISSN da Fantástika 451 estará disponível por volta de fevereiro 2018. Ou seja, todas as pessoas que contribuíram poderão depois inserir este número na plataforma lattes e outros currículos que solicitam este dado.

Colaborativa: a Revista é feita a partir de trabalho voluntário, sem remuneração para quem colabora.

 

Créditos

Editam a Revista: Ana Rüsche, Drielle Alarcon, George Amaral, Hugo Maciel de Carvalho, Marília Ramos, Renata Oliveira do Prado e Vanessa Guedes.

Produção do festival: Ana Rüsche, Débora Happ, Hugo Maciel de Carvalho, Marilia Ramos, Renata Oliveira do Prado e Thalita Quachio.

Contato: fantastika451@gmail.com

Anúncios