Curso “Romances distópicos e moedas utópicas”

A Tapera Taperá recebe mais uma edição do curso “Romances distópicos e moedas utópicas” neste sábado (28), às 11h. Nesta edição, faremos uma conversa sobre o romance “Aniquilação”, de Jeff VanderMeer, primeiro volume da trilogia Comando do Sul. Vamos discutir também sua adaptação para o cinema lançada neste ano e distribuída mundialmente pela Netflix.

George Amaral e Renata Oliveira do Prado, integrantes da Fantástika 451, estarão com Aline Valek e Felipe Castilho, representantes incríveis da produção fantástika nacional, para conversar sobre “Aniquilação”, de Jeff VanderMeer, primeiro volume da trilogia Comando do Sul.

A obra é de 2014 e sua versão para o cinema/streaming foi lançada há poucos meses. Justamente por serem tão recentes, elas nos permitem refletir sobre os caminhos da ficção científica contemporânea e sobre o estilo peculiar das histórias de VanderMeer, um dos principais autores do New Weird.

O curso “Romances utópicos e moedas distópicas” é realizado na Tapera Taperá deste setembro de 2017 e deu origem à plataforma Fantástika 451. A atividade é gratuita, mas ficaremos felizes se puderem contribuir com R$ 20,00 – o valor será revertido a outras atividades da Tapera Taperá.

Endereço:

Av. São Luiz, 187, 2º andar, loja 29, Galeria Metrópole. República, São Paulo (SP).  Transmissão online do debate via Facebook.

Formato:

O curso seguirá o modelo das edições anteriores, em duas partes:

11h | Apresentação do autor e do livro, com muitos spoilers, por George Amaral
12h | Bate-papo: Renata Oliveira do Prado media o debate com Aline Valek e Felipe Castilho. Esta parte é transmitida ao vivo pela página da Tapera Taperá no Facebook.

Participantes:

Aline Valek é escritora e ilustradora. É autora do romance “As águas-vivas não sabem de si”, publicado pela Fantástica, selo da Editora Rocco. Teve contos publicados em coletâneas e revistas, como a Superinteressante, tem dois ebooks de contos publicadose é criadora da zine Bobagens Imperdíveis, seu mais recente projeto de publicação independente.

Felipe Castilho é autor de livros de fantasia e roteirista de quadrinhos. Seus primeiros romances foram os da saga O legado folclórico, que une mitologia brasileira com o mundo dos videogames. Foi indicado ao Prêmio Jabuti pela HQ “Savana de Pedra”. “Ordem Vermelha: Filhos da Degradação” é seu livro de estreia na editora Intrínseca.

George Amaral é publicitário, mestre em Teoria Literária pela Universidade de São Paulo e especialista em Roteiro Audiovisual pela PUC-SP. Pesquisa as possibilidades de reflexão crítica proporcionadas pelo estranhamento inerente ao fantástico. Atua como designer, ilustrador e escritor.

Renata Oliveira do Prado é jornalista, radialista, mercadóloga e leitora voraz. Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), trabalha com produção de conteúdo para Internet e social media desde 2011.

Outras edições do curso:

Esta será a sétima edição do curso “Romances distópicos e moedas utópicas”, realizado em parceria com a Tapera Taperá, em São Paulo. Veja quais foram as outras obras analisadas:

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s