Coordenadas fantástikas!

Fantastika_ca

A chamada de artigos para a Revista Fantástika 451 #2 está no ar!

.

Coordenadas fantástikas para hoje e amanhã

Para onde vão as narrativas fantástikas do presente e do futuro?

Na segunda edição da Revista Fantástika 451 queremos investigar quais são as tendências formais e temáticas das narrativas fantástikas contemporâneas na literatura, no cinema, nos quadrinhos ou em outras formas de arte.

Durante o século XX e o início do XXI, as narrativas fantástikas cresceram, multiplicaram-se, ganharam consistência, atraíram atenção e se consolidaram. Durante esse período, os principais gêneros foram definidos e redefinidos: Fantasia, Ficção Científica e Horror. Diversos subgêneros ou movimentos surgiram, das clássicas Hard SciFi, Alta Fantasia e Space Opera ao New Wave, Cyberpunk, Steampunk, Slipstream, Afrofuturismo, Queer, até às tendências mais recentes, como as Distopias Críticas, New Weird e Biopunk, entre muitos outros.

Temas dos mais variados têm sido abordados, especulando sobre o futuro ou o passado, ou até sobre como seria o futuro se o passado tivesse acontecido de outra forma. Como são as pessoas em outros planetas, em outras épocas ou dimensões. O que, afinal, nos torna humanos, e quais são nossos medos, projeções, esperanças. E o que faz da realidade mais ou menos real, mais ou menos factível, mais ou menos suportável. Quais são os conflitos sociais e políticos que somos forçados a tirar da invisibilidade graças à abordagem fantástika.

Essas e outras temáticas das narrativas fantástikas permitem nos render ao impossível, ao poder da magia e à imensidão do espaço, sem esquecer que aquilo tudo diz respeito a nós mesmos e ao mundo que nos cerca hoje.

E de hoje para a frente? Aonde essas jornadas vão chegar?

Os gêneros e subgêneros (ou modos narrativos) ainda fazem sentido, ou o hibridismo e as novas categorias pedem por outros tipos de distinção? Como se escreve ou se produz fantástika hoje, no Brasil e no mundo? Quais são as questões levantadas para o agora e para o amanhã por essas narrativas? Como traduzir, por exemplo, nosso Brasil irrealista em histórias fantástikas? Há uma tendência ao resgate de temas da mitologia ameríndia? As distopias continuarão como um dos temas mais sensíveis às contradições do mundo contemporâneo? O que dizem as obras atuais em suas entrelinhas, e como o dizem?

Essas são apenas algumas das muitas abordagens possíveis para artigos no próximo número da Revista Fantástika 451.

Lembramos ainda que artigos e resenhas de quaisquer temas serão aceitos para avaliação e publicação, mesmo que não relacionados ao eixo temático da edição.

Suba nesta nave! Participe!


 

Confira a chamada completa e normas de publicação: https://fantastika451.wordpress.com/revista/chamada-edicao-2/

O envio de textos deverá ser feito até o dia 15 de abril de 2018.


+ Leia a Edição #1 – Verão/2018: Um Brasil irrealista

Capa_Revista

Deixe um comentário