Leituras compartilhadas, ou o clube do livro da Fantástika 451

Por André Mendes

Hoje é dia de falar sobre o clube do livro da Fantástika 451 no Goodreads.

Para quem ainda não conhece a melhor rede social sobre literatura, o Goodreads é uma plataforma na qual leitores recomendam, avaliam e resenham livros. Além disso, a interação entre pessoas criadoras e pessoas leitoras é possível e estimulada. Pensando nisso, criamos um grupo na plataforma para desenvolver um clube do livro sobre literatura fantástika. A proposta é que ocorram duas leituras simultâneas: uma sobre ficção científica e outra sobre fantasia.

Primeiro ciclo:

Os dois primeiros livros escolhidos foram “Lobo de Rua”, de Jana P. Bianchi, na categoria Fantasia, e “A longa viagem a um pequeno planeta hostil”, de Becky Chambers, na categoria Ficção Científica. A periodicidade da leitura ainda é experimental: estamos testando os formatos possíveis. Para essa primeira leitura estabelecemos um prazo de dois meses, ou seja, a discussão acontecerá entre 1º de fevereiro e 31 de março.

Debates:

O modo da discussão foi pensado para abranger o ritmo de leitura de todo mundo. Cada livro tem sua pasta específica no grupo do Goodreads e, dentro da pasta, foram abertos tópicos que abrangem partes do livro em discussão. Para evitar spoilers, cada tópico especifica qual parte do livro está abrangendo. Dessa forma, não há qualquer perigo de estragar a experiência de leitura.

Sinopses dos livros da primeira leitura conjunta:

Reproduzimos abaixo as sinopses encontradas no Goodreads.

1)  Jana P. Bianchi – Lobo de rua 

Raul é um​ morador de rua​, um menino invisível ​como tantos outros. ​C​omo se sua desgraça​ não fosse suficiente, ​o garoto​​​ descobre-se portador da licantropia, maldição que o transforma em fera sempre que a lua cheia ocupa o céu. Tito Agnelli​ é um velho imigrante italiano.​ ​Ele ​não compartilha do abandono de Raul, mas conhece muito bem a sensação de ser rasgado por dentro ​pela coisa vil​ e selvagem​ que se abriga nele. Compadecido com o sofrimento do recém-transformado, Tito ​​acolhe Raul ​e reabre a Alcateia de São Paulo, extinta até então por falta de ​lupinos residentes na Pauliceia. Depois de décadas de contaminação, ​Tito conhece cada detalhe da maldição​ com que precisam lidar​.​ ​E conhece também a Galeria Creta, um lugar​ em São Paulo onde​, na lua cheia,​​ há sempre um abrigo seguro​ para ele e para outros dos seus. Basta pagar o preço.

2) Becky Chambers – A longa viagem a um pequeno planeta hostil 

Em algum lugar no nosso céu lotado, uma equipe de construtores de buracos de minhoca viaja de planeta em planeta, a caminho do trabalho de suas vidas. Para grande parte da galáxia a humanidade é uma espécie menor, e uma nave construtora toda remendada é um mero pontinho no mapa estelar. Esse é o tipo comum de nave, somente tentando ir daqui para lá. No entanto, todas as viagens deixam suas marcas, e até mesmo as mais simples pessoas têm histórias que valem a pena ser contadas. Uma jovem marciana desejando que a vastidão do espaço a afaste da vida que ela deixou para trás. Uma piloto alienígena levando a vida longe de sua própria espécie. Um capitão pacifista, esperando o retorno de um ente querido da guerra. Em um cenário de culturas interessantes e mundos distantes, essa história entrelaça as aventuras de nove personagens distintos, cada um em sua própria jornada.

Processo de escolha dos livros:

A escolha dos livros se inicia com a sugestão de alguns livros sobre fantasia e ficção científica pelos membros da Fantástika 451. As sugestões podem ser enviadas pelo grupo de e-mails e pelo Telegram. Depois há uma votação no grupo do Goodreads para definir quais livros serão escolhidos para a discussão.

Para participar do clube de leitura siga os seguintes passos:

  1. Criar uma conta no Goodreads (https://www.goodreads.com);
  2. Procurar o grupo do Fantástika dentro do Goodreads. Clicar em Community/Groups no painel superior e procurar pelo nome “Fantástika 451” ou acessar o link https://goo.gl/nqnJiZ;
  3. Clicar em “Join Group” para fazer parte do grupo;
  4. Entrar nas pastas “Fantasia #1e “Ficção Científica #1 para procurar o tópico adequado para comentar e participar das discussões.

Boa leitura!

Deixe um comentário